blog
Flexibilização no acesso ao Mercado Livre de Energia: consumidores do grupo B podem se preparar
- Mercado
- 23 set 2024
Prevista para iniciar em 2026, a possibilidade de consumidores do grupo B migrarem para o Mercado Livre de Energia promete uma série de benefícios que podem impactar positivamente suas finanças e o gerenciamento de energia. Atualmente, o Mercado Livre de Energia é acessível para todos os consumidores de alta e média tensão (o chamado “grupo A”). Mas, em breve, os consumidores de baixa tensão terão a possibilidade de optar por essa modalidade, permitindo maior competitividade e escolha de fornecedores de energia.
Isso significa que eles poderão negociar diretamente seus contratos e condições, resultando em economias significativas. A previsão é de que esta nova etapa da abertura do mercado de energia ocorra em 2026 para pequenas indústrias e comércios, para chegar aos consumidores residenciais em 2027.
Com a redução de até 40% nos custos de energia, como observado em diversos casos, os consumidores do grupo B terão a chance de ter preços mais atrativos em comparação ao mercado regulado. A liberdade de negociar os valores de acordo com as demandas específicas de cada empresa ou residência coloca o poder de decisão nas mãos do consumidor, promovendo a eficiência no uso da energia.
Além das vantagens econômicas, o Mercado Livre de Energia também oferece maior previsibilidade no controle de custos a longo prazo. Ao firmar contratos personalizados, os consumidores podem se proteger de variações tarifárias bruscas e obter uma melhor gestão orçamentária. Isso é especialmente relevante para empresas do grupo B que desejam otimizar seus custos operacionais, mas também beneficiam residências que buscam previsibilidade em suas despesas com energia elétrica.
Em 2022, uma pesquisa realizada pela Abraceel (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia) apontou que a abertura do Mercado Livre de Energia para o Grupo B poderia gerar uma economia média de 19% na conta de luz dos consumidores (conforme os preços praticados naquele ano). O potencial de economia anual é de R$ 35,8 bilhões em comparação aos custos com energia elétrica no mercado regulado.
A inclusão de consumidores de baixa tensão no Mercado Livre de Energia representa um avanço significativo no acesso a uma energia mais barata e personalizada. No entanto, é importante que estes consumidores se preparem para a abertura do mercado, buscando compreender as características da compra de energia no mercado livre, para não errar nas negociações. A Coprel Comercializadora conta com uma ampla experiência no mercado de energia e no setor elétrico como um todo, conhecendo as características, vantagens e desafios de cada segmento. Facilita o ingresso no mercado livre gerenciando contratos, analisando cenários e estudando riscos para uma migração que gere bons resultados.
A Coprel, ao se posicionar como parceira estratégica nesse processo, reforça sua missão de proporcionar economia, flexibilidade e um serviço de excelência, garantindo que cada cliente do grupo B possa aproveitar plenamente os benefícios dessa nova realidade.
Se você possui um empreendimento que consome energia em média ou alta tensão e ainda não aproveita as vantagens do Mercado Livre de Energia, faça uma simulação com nossa equipe e veja quanto você pode economizar. E para todos os demais consumidores, especialmente os proprietários de pequenas empresas e comércios e os consumidores residenciais, sigam acompanhando nossos conteúdos e conhecendo as vantagens desse novo mercado para estarem prontos para a migração, assim que ela for possibilitada – contando com a segurança e assessoria da Coprel.