blog
Mercado Livre de Energia: o que irá mudar em 2024?
- Conceitos
- Mercado
- 6 set 2024
Em 2024, o Mercado Livre de Energia no Brasil continuará a passar por transformações significativas, impulsionadas pelo objetivo de reduzir os custos e oferecer mais opções aos consumidores do Grupo A.
Também chamado de ACL – Ambiente de Contratação Livre –, esta nova maneira de contratação de energia elétrica está presente no Brasil desde o final dos anos 90. Mas, começou a ganhar força em 2019, quando iniciou a liberação gradual de novos grupos de consumidores para o ACL.
Neste conteúdo, a Coprel destaca as principais mudanças que podem ser esperadas na primeira fase da abertura do mercado, as vantagens que esse público terá, e o papel das comercializadoras varejistas. Siga sua leitura!
Como vai ser a ampliação do acesso ao Mercado Livre de Energia?
A partir de janeiro de 2024, ocorrerá a ampliação do acesso ao Mercado Livre, quando todos os consumidores do Grupo A, ou seja, aqueles ligados em média e alta tensão, como indústrias e médias empresas – a exemplo das farmácias, supermercados e redes de varejo -, poderão operar no Mercado Livre, independente do volume demandado.
Atualmente, apenas as empresas com consumo acima de 0,5 MW têm direito de acesso ao ACL.
Isso significa que um número maior de consumidores poderá escolher deixar o mercado cativo, aproveitando as vantagens de negociar diretamente com fornecedores de energia.
Vantagem 1: Mais facilidades para pequenas e médias empresas
Esta importante fase de abertura do mercado livre estará focada em torná-lo mais acessível, trazendo facilidades para pequenas e médias empresas de todo o país.
Isso será alcançado por meio da simplificação de procedimentos, que serão mais adequados às necessidades desses consumidores.
Vantagem 2: Possibilidade de escolha do fornecedor de energia elétrica
Esses consumidores terão liberdade de escolher a empresa que fornecerá a energia para seus estabelecimentos, independente da distribuidora que atende sua região.
A Coprel Comercialização possui excelentes condições de negociação para consumidores do Mercado Livre, atendendo tanto atuais cooperantes quanto novos consumidores.
Vantagem 3: Redução dos custos de operação
A expectativa é de que haja uma redução significativa nos custos para os consumidores empresariais com a abertura do mercado e a possibilidade de redução dos preços da energia elétrica, conforme as negociações no ambiente de comercialização livre.
Esse fato beneficia a economia como um todo, possibilitando que essas médias empresas invistam os recursos antes gastos com energia na contratação de mais funcionários, na ampliação de suas estruturas ou no pagamento de melhores salários, impulsionando o crescimento do país.
Vantagem 4: Maior flexibilidade nas negociações
Os consumidores poderão negociar contratos de energia elétrica mais flexíveis, adaptados às suas necessidades específicas, como prazos, preços e volumes.
Por exemplo, podem ser negociados contratos de curto, médio ou longo prazo, de acordo com a definição de cada empresa.
No quesito preços, as empresas podem estabelecer contratos com valor fixo, variável ou por blocagem de preços, acordando diretamente com o fornecedor.
Já quanto ao volume, as negociações podem acontecer levando em consideração os períodos de maior consumo, como as sazonalidades de acordo com as estações do ano, entre outros fatores.
Vantagem 5: Customização
Contratando energia no mercado livre, consumidores do Grupo A podem ainda personalizar seus contratos conforme os horários de maior uso do recurso ou as fontes de geração de energia.
É possível negociar valores conforme os períodos de maior consumo, dentro dos Postos Tarifários de Ponta, Fora de Ponta e Intermediário. É considerado o horário de ponta um período de três horas consecutivas, das 18h às 21h, exceto sábados, domingos e feriados.
E ainda, a empresa pode escolher se deseja adquirir energia de fontes como eólica, solar ou hidrelétrica, impulsionando a geração de energia renovável e a sustentabilidade do planeta como um todo.
Como a Coprel Comercialização ajuda as empresas a migrarem para o Mercado Livre de Energia?
A Coprel tem um papel importante na personalização de planos de energia de acordo com as necessidades específicas dos consumidores, porque entende, há mais de 55 anos, da oferta de produtos energéticos para o mercado.
Para isso, a Coprel Comercialização conta com profissionais do mercado de energia, prontos para auxiliar em todo o processo de viabilização dos negócios, oferecendo benefícios para quem adquire energia no Mercado Livre.
Nossas equipes estão preparadas para realizar toda a análise de viabilidade desse processo, verificando detalhadamente o histórico de consumo do cliente, além das perspectivas de crescimento para os próximos anos.
Tudo para elaborar um contrato vantajoso, que atenda plenamente as necessidades, gere economia e transparência em todos os processos.
É importante ressaltar que a abertura do mercado de energia elétrica ocorre de forma gradual, em fases, e que cada uma delas trará diferentes oportunidades e benefícios aos consumidores, abrindo o Ambiente de Contratação Livre para novas faixas de consumo.
Assim, para contar com a experiência dos profissionais da Coprel Comercialização e ampliar sua competitividade e rentabilidade, economizando recursos a partir da compra de energia no Mercado Livre, entre em contato com a Coprel Comercialização pelo e-mail comercialcomercializacao@coprel.com.br.