blog
4 motivos para ingressar no Mercado Livre de Energia
- Conceitos
- 4 set 2024
Entenda por que o Mercado Livre de Energia está transformando a energia no Brasil.
Desde a sua instituição, o Mercado Livre de Energia vem mantendo constante crescimento.
Disponível para consumidores de demanda acima de 500 kW/mês, tem funcionamento e regras particulares como comentamos nos conteúdos “Mercado Livre de Energia: redução de custos, aumento de produtividade” e “Como funciona o Mercado Livre de Energia” publicados anteriormente.
Esta expansão se explica pelas diversas vantagens que podem ser conquistadas, com grande potencial para aumento de produtividade e lucratividade. Agora, chegou a hora de conhecer melhor estes benefícios, seguindo com sua leitura.
1 – Aquisição de energia no modelo de atacado
No Mercado Livre de Energia, pode-se dizer que se compra o recurso no modelo de venda por atacado.
Adquirir energia por atacado pode possibilitar uma redução de custos a longo prazo.
Esta, inclusive, é uma das estratégias da Coprel Comercialização para diminuir as tarifas para os cooperantes.
É no Mercado Livre de Energia que este tipo de negociação está disponível. Além disso, conquistar um contrato vantajoso, que atenda plenamente as necessidades, gere economia e não crie dores de cabeça exige uma consultoria de excelência.
Neste sentido, a Coprel atua desde a análise de viabilidade, às negociações e o acompanhamento após a contratação.
Aliando décadas de experiência no mercado de energia, profissionais qualificados, as melhores consultorias e muito networking, a Coprel está mais do que capacitada para o serviço.
Afinal, o mercado de energia é complexo e potencialmente volátil, exigindo muito conhecimento e experiência para entregar os melhores resultados.
2 – Previsibilidade e planejamento de longo prazo
Os consumidores do grupo A já estão acostumados com tarifas reajustadas anualmente pela ANEEL e diferentes postos horários – Ponta e Fora Ponta.
Para eles, os custos normalmente aumentam em horários de ponta e muitos optam por reduzir a produção nestes períodos, acarretando perda de potencial produtivo.
Aderindo ao ACL, o consumidor adquire energia a um preço único dentro da vigência do contrato.
Dessa forma, pode planejar as finanças da empresa a longo prazo, inclusive levando em conta o crescimento previsto para os próximos anos, podendo produzir com custos de energia sob controle.
Crescimento este que é impulsionado por não haver mais a necessidade de reduzir ou cortar a produção nos horários de ponta.
3 – Flexibilidade
A ideia de contratar energia antecipadamente pode preocupar alguns gestores. Afinal, o consumo varia conforme a época do ano, ou existe a possibilidade de uma demanda esporádica que aumente ou diminua a necessidade.
Porém, o ACL é mais flexível do que se imagina.
Isso porque os contratos do mercado livre têm flexibilidade em diversos aspectos, permitindo uma contratação customizada, conforme as exigências do contratante.
- Sazonalidade: variação mês a mês do volume contratado.
- Modularidade: distribuição da energia contratada ao longo de um mês.
- Flexibilidade: margem disponível em caso de repentino aumento ou diminuição de consumo, que exceda o contratado.
Este é mais um aspecto em que a Coprel Comercialização é a melhor escolha. Com sua consultoria de excelência, os contratos são personalizados com precisão e inteligência, evitando sobras ou déficits ao longo do caminho.
4 – Aposta em sustentabilidade
Para que todos compreendam, fazem parte do Sistema Interligado Nacional: geradores de energia de diversas matrizes. Algumas são mais sustentáveis, como as hidrelétricas, outras menos, como as térmicas a carvão.
No ACR, o consumidor está dependente das fontes utilizadas pela distribuidora local e não sabe ao certo qual a fonte da energia que recebe.
Já no ACL, é possível investir exclusivamente em fontes renováveis e sustentáveis, podendo atuar dentro de conceitos mais inovadores e que respeitem o meio ambiente.
A Coprel, particularmente, gera e adquire energia para seus consumidores regulados apenas em fontes renováveis, de baixo impacto ambiental – as hidrelétricas.
Mas, não é o caso em todo o país. Por isso, torna-se importante a possibilidade de escolher a fonte.
Afinal, esta perspectiva abre inúmeras possibilidades em ESG (Governança ambiental, social e corporativa).
Por meio de I-RECs, é possível certificar em nível internacional que a energia utilizada é limpa e sustentável. Além de viabilizar metas de governança, a contratação de fontes 100% sustentáveis abre portas para novos negócios e oportunidades de marketing.
Entenda o que são I-RECs e sua importância
I-RECs, sigla para International Renewable Energy Certificates – são certificados internacionais de energia renovável, usados para rastrear e documentar a produção e o uso de energia renovável em nível global.
Os I-RECs são emitidos para cada megawatt-hora (MWh) de eletricidade gerada por uma fonte renovável, como energia solar, eólica, hidrelétrica, biomassa ou geotérmica.
Esses certificados contêm informações detalhadas sobre a origem da energia renovável, incluindo o local de geração, o tipo de tecnologia utilizada e a data de produção.
Dessa forma, os I-RECs são uma forma de comprovar e quantificar o uso de energia renovável por empresas, governos e consumidores.
Eles desempenham um papel importante na contabilização e no relato das emissões de carbono, permitindo que as organizações demonstrem seu compromisso com a sustentabilidade e contribuam para a redução do impacto ambiental.
I-RECs podem ser comprados e vendidos no mercado, permitindo que as empresas adquiram energia renovável de fontes remotas ou em locais onde não é possível obter diretamente.
Além disso, os I-RECs podem ser usados como instrumentos de incentivo para impulsionar o desenvolvimento de projetos de energia renovável em todo o mundo.
Quem pode migrar para o Mercado Livre de Energia?
Considerando que a abertura do mercado nacional de energia é um processo em andamento, nem todos os consumidores podem aderir ao Ambiente de Contratação Livre.
No momento, o ACL está disponível para os consumidores do Grupo A, com demanda contratada acima de 500 kW (0,5 MW).
É importante destacar que podem ser somadas as demandas de várias unidades de uma mesma empresa. Exemplo: filiais de redes de supermercados, farmácias, fábricas de uma mesma empresa.
Ainda, poder migrar não significa que isso seria vantajoso – cada caso é um caso. Por exemplo, os cooperantes da Coprel já vêm observando uma redução gradual da tarifa nos últimos anos.
Logo, para os cooperantes no ambiente regulado, em muitos casos é possível garantir ótimos resultados apenas com gestão de energia e adesão à normas já disponíveis.
Como contratar a Coprel Comercialização?
Se você tem um negócio consumidor do Grupo A, seja na cidade ou no campo, você pode passar a adquirir energia no Mercado Livre de Energia com a assessoria da Coprel Comercialização.
Nossos especialistas estão prontos para analisar o quanto será vantajoso para sua empresa entrar no Mercado Livre de Energia e aplicar as melhores técnicas para realizar a previsibilidade de seu consumo, para realizar negociações assertivas e seguras, garantindo menores custos e melhores resultados.
Para isso, desenvolvem estudos de negócio para planejar a futura compra de energia, realizam a negociação diretamente com os players do mercado e fecham o contrato, considerando volume, período e custos ideais, de acordo com a demanda atual e projetada de cada cliente.
Entre em contato com a Coprel Comercialização pelo e-mail comercializadora@coprel.com.br, pelo site Coprel | Comercialização de Energia no Mercado Aberto ou no